21 de junho de 2010

Geo-Raid UltraEstrela - Dia 2

O Dia 1 do Geo-Raid Ultra-Estrela ainda ecoa na nossa memória… que espectacularidade de dia! Amazing Day! Passaram-se, exactamente, 19 dias… mas é fácil relembrar as emoções vivenciadas nesta tirada… a agressividade do acumulado, o recurso ao sacrifico… as paisagens soberbas que calcorreámos, o maciço da alta montanha… enfim… um dia grandioso! Mas… o GeoRaid contempla sempre duas etapas, que os dois elementos devem cumprir na íntegra, em espírito de ajuda… de equipa!
.

Será que a Dia 2 da Ultra-Estrela iria superar a magnitude do primeiro dia? Será que iríamos recordar, na pele e no corpo, as dificuldades do primeiro dia? E as paisagens? É possível trilhar por entre o maciço central da Estrela e superar a grandiosidade dos lugares já percorridos?

Hoje, dia 17 de Junho… BTTHAL (João Valente e Fernando Micaelo) fomos tirar essas dúvidas a limpo… fomos com um objectivo bem delineado e concreto… aquele local nas Penhas da Saúde onde concluímos os inesquecíveis 115Km’s do Dia 1, era agora local de partida para o Dia 2 do Geo-Raid Ultra Estela!
5.50… toca o despertador… o Dia 2 começava aqui!
6:30… ponto de encontro com o parceiro de equipa FMike!

Tínhamos a distância de Castelo Branco até às Penhas da Saúde para cumprir em 4x4 com as Trek Bikes na carga! Era importante começar a jornada pedalante o mais cedo possível afim de vencermos a batalha contra as possíveis elevadas temperaturas típicas desta época estival! Durante o caminho aprimorámos detalhes, revemos pormenores… relembramos o árduo troço que teríamos pela frente… ao longo do dia! “Team Work” !

7:40… Fotografia de grupo, no mesmo local em que à 19 dias atrás tínhamos iniciado a nossa aventura épica pela “Montanha de Portugal”! Estávamos prontos para começar a cumprir na íntegra o track GPS do Dia 2 - Geo-Raid Ultra Estrela!

As maiores dificuldades que enfrentamos são aquelas que nos fazem mais fortes e também as que nos ficam na memória por mais tempo… senão para sempre! Na verdade este segundo dia, apesar da quilometragem francamente mais baixa (84 Km’s estimados), com cerca de 2600 metros de subida acumulada, a dificuldade faz-se sentir (e bem!) ao longo do percurso… sempre com uma tendência mais agressiva para a parte final da etapa!

Saímos das Penhas da Saúde, via asfalto, em descida vertiginosa (61Km’s/h) até à cortada que nos leva aos trilhos TT! Os manguitos protegiam-nos do frio serrano que ainda se fazia sentir a esta hora matutina! O trilho era rico em pedra solta, mas as paisagens começavam a mostrar o quão belo ia ser o nosso Dia 2! Passámos perto do Marco Geodésico Pedra da Mesa, onde o colega Mike ainda estreou as lides de Geocaching do dia!

Seguimos em toada descendente sempre com a cidade da Covilhã ao alcance da nossa vista… ainda muito lá em baixo… bem pequenina! O track GPS não deixava dúvida… iríamos descer até cerca do Km 15, onde entraríamos na Aldeia do Carvalho. Mas… o GPS não se compadece com caminhos privados e a setinha do Garmin Oregon 300 encaminhávamos para lá mesmo… uma propriedade privada onde os cães depressa acudiram à presença humana. O Sr. António aparecia instantes depois ladeado pelos seus companheiros caninos! Serrano de gema e ávido por conversa, foi difícil “despregar” daquele ponto, mas o espírito Geo-Raid é também isto mesmo… absorver e interagir com as gentes locais (quando elas existem!)… partilhando saberes e costumes! O Sr. António com o cajado em punho partilhara connosco… “voçemesses podem ir por aí… mas têm que as levar às costas”!!! Razão tinha… este velho homem! 100 metros à frente… o trilho emergia num acentuado, inclinado e degradado single track impraticável em alguns troços!!! Lá íamos nós… com “elas às costas”!!!! Foi um riso… claro!…

Este troço mais técnico vai desaguar na Pista de Manutenção Cantar de Galo… e em breve se entra na Aldeia do Carvalho. A localidade acordava para “a vida” àquela hora e nós efectuámos uma pequena paragem para o café matinal antes de avançarmos para a primeira grande subida (de 3) do dia!

Na Aldeia do Carvalho estávamos na cota dos 710 metros de altitude e esperávamos pela frente uma subida com cerca de 6Km’s até atingirmos o Caramouço Cimeiro (que nomenclatura apropriada!!!) na cota dos 1100 metros! A saída da aldeia fez-se por uma estreita estradinha de asfalto, repleta de curvinhas para depressa dar vez ao piso britado (torturante!) até ao topo do Caramouço Cimeiro!

A primeira dificuldade do dia estava superada, e as temperaturas amenas jogavam a nosso favor até esta altura do dia! Do Caramouço Cimeiro descemos para Verdelhos! É nestas transições que sentimos que nos Geo-Rais “é tudo à Grande”… ora se sobe, sobe, sobe… ora se desce, desce, desce… sem parar! 10Km’s até Verdelhos, sempre a descer! Ao nosso lado esquerdo… a imensidão rochososa, abrupta, ímpar… faz-nos companhia e obriga-nos a parar para contemplar! É impossível não parar perante uma beleza tão profunda que nos entra alma adentro!

Já em Verdelhos, fizemos a travessia do Rio Beijames, passando ao lado de uma Praia fluvial de águas cristalinas… bem convidativa a um mergulho refrescante! Mas a nossa missão não era essa… e, repetindo a “frase” mais pronunciado pelo FMike durante as etapas Geo-Raid… “Estávamos irremediavelmente atrasados”! Aliás… sempre estivemos “atrasados”, mesmo antes de partir…! Eheheheh….

Depois de Verdelhos tínhamos uma pequena subida até à Portela da Contenda, de onde descemos durante um par de km’s até ao Vale da Amoreira. Os ciclómetros marcavam cerca de 34Km’s, cota 550 metros, temperaturas já capazes de fazer transpirar e dispensar manguitos! Era aqui o início da segunda grande subida do dia! Uma ascensão com 11 Km’s de extensão, que nos iria conduzir até ao antigo Marco Geodésico de São Lourenço, na cota dos 1220 metros de altitude!

Até lá chegar… muito tivemos que penar! Mas… bons momentos também passámos! O comer das cerejas directamente da árvore, o absorver do aroma forte do pinheiro serrano serra acima, o contemplar das paisagens sempre estonteantes que nos acompanham cada metro que percorremos, o observar das cores ainda primaveris que por aqui abundam, o mergulhar ceara adentro para a fotografia mais artística, o abraçar da mãe natureza com alma e coração… enfim, 11Km’s de subida dá para quase tudo! Foi mesmo desfrutar ao máximo até “ao topo do mundo” daquele momento - o Marco Geodésico de São Lourenço!

Daqui em diante, o gráfico altimétrico inverte abruptamente (mais uma vez!) Desce-se de forma brutal e pedregosa para Manteigas, por trilhos já percorridos no Dia1 em sentido inverso! São cerca de 8 km’s de pura diversão e muito, muito travão!!!

Na cota dos 680 metros de altitude atinge-se a localidade de São Gabriel… povoação situada imediatamente antes de iniciar o verdadeiro teste à resistência do Dia2. Era a última subida da etapa, e também a mais difícil… um calvário com 18Km’s de progressão, a pôr à prova todo o espírito de abnegação e sacrifício! Mas… cá o Team BTTHAL tinha o trabalhinho de casa bem feito… e antes de iniciar a “Procissão da Avózinha e Parentes Próximas”, fizemos um desvio em São Gabriel até ao Café/Restaurante “O Olival” para um reforço alimentar mais consistente. Agora sim, com a barriguinha mais confortável… era tempo de mostrar a raça… serra acima!

As etapas Geo-Raid exigem para além de esforço físico (muito!)… esforço psicológico… é aqui que o fundamento “equipa” emerge e toma a sua máxima importância. A ascensão destes últimos 18Km’s é bastante penosa, o calor de início de tarde faz-nos transpirar em bica. Existem zonas de franca beleza, vegetação serrada e frondosa, onde as sombras reinam… no entanto também se pedala em trilhos abertos e bastante despidos de vegetação, onde o calor se sobrepõe em força! Os pisos oscilam entre o areão escorregadio, as zonas muito técnicas com regueiras e pedra solta… mas, nem tudo foi mau, também circulámos em asfalto até à zona do Poço do Inferno… uma pequena estradinha que serpenteia por várias centenas de metros entre a vegetação verde luxuriante! Muito Bonito!... Mas… Muito Duro!

Quando lemos relatos de outras aventuras na Estrela… são vários a afirmá-lo: “O Homem da Marreta vive por lá!”… pois eu estava certo… se ele vive por lá, certamente que é bem perto desta última subida! Parámos a cerca de 100-200 metros do Poço do Inferno para um pequeno abastecimento… o Poço do Inferno… esse, nem o vimos!!! Sai ovo cozido… que a subida ainda é agreste daqui para a frente! Continua-se a subir… e nesta fase de maneira mais intensa até à Malhada Alta. Aqui… no meio de nenhures surge um bica de água corrente… fresca… muito fresca! Um verdadeiro regalo para se opor ao calor que se fazia sentir! A temperatura dos “radiadores” baixou!



Estávamos bem perto do final, com cerca de 75Km’s percorridos. A dura subida estava também ela no final! 2-3Km’s à frente e já com toda a imponência do Vale Glaciar e Covão da Ametade à nossa direita… chegávamos ao piso alcatroado que nos levaria até Piornos, nos derradeiros 1000 metros de subida! A sensação hoje sentida é em tudo semelhante à do Dia1. Objectivo cumprido! Eu (João valente) e o Fernando Micaleo estávamos plenos de orgulho de nós próprios! Tínhamos vencido os agrestes trilhos do Geo-Raid Ultra Estrela!

Do Centro de Limpeza de Neve… desce-se até às Penhas da Saúde! É neste troço alcatroado… em que a bicicleta desce ao sabor do vento… que nos passa pela cabeça em tom de flashback alguns dos momentos vividos ao longo do dia! Sensação brutal!!! Uma miscelânea de pensamentos, imagens e recordações… o sentir que conseguimos superar e superar-nos em mais um desafio! É óptima… soberba, esta sensação!

Cumpríamos 85Km’s de percurso, com 2595 metros de acumulado de subida, pelas 16:00. Cumpríamos os trilhos mais altos de Portugal… e estes ofereceram-nos momentos verdadeiramente épicos! Obrigado Serra da Estrela!

Referir em tom conclusivo que este conceito de BTT é de facto viciante para quem gosta de aventuras memoráveis! A Bicicleta de Montanha é elevada a uma outra dimensão! Queremos continuar a pedalar nesta vertente! Iremos estudar e preparar-nos para a próxima exigente aventura!

São Pedro do Sul… espera por nós!



2 comentários:

  1. Muito bom, uma aventura, umas imagens e um relato... e um empeno à dimensão da Estrela.

    Abraço

    AQ

    ResponderEliminar
  2. Belas recordações através das vossas fotos!!!
    Continuem a pedalar assim!

    Grande Abraço

    ResponderEliminar